sábado, 1 de novembro de 2008

PILOTU! PILOTU! Ocê taqui PILOTU? Ocê viu u Pilotu?




Si arguém inxergá u meu cachorru di atraiz di arguma cadela, faz favô di jogá um bardi dauga e amarrá uma corda nu pescoçu deli e vim mi chamá, fazenu favô.

Essi miserávi si escapô onti quanu vortemu du petis xópim. A véia proveitô qui eli tava garboso e chamô u mininu da vizinha pá tirá um retratu deli pá calucá nu orcuti.

Oceis sabi qui ieu mandei arrumá eli só pá cumemorá os anus di aneversário di uma amiga da véia.

U bixu ficô cum medu e disparô pá baxu da casa, dispois o mininu tentô puxá eli di arrastu i eli saiu im carrera pá drentu das macega.

Pensei qui eli ia fazê uma fuzarquera, si inrolá nas carnissa, caçá uns oriçu, corrê umas cadela e dispois vortava pá casa, só qui eli si assumiu desdi onti dinoiti.

Num diantô i lá na rua raspá pratu nem panela; eli num arrespondeu us chamadu, inté tentei subiá, mai comu onti tumém si ispatifô a minha chapa, num cunsigu imití o sirvu.

Si pelus menu tivessi si iscapadu dispois di tirá u retratu, a véia pudia inzibi u fucinhu deli pá modi oceis arreconhecê.

Ogi, gorinha memo, fui percurá lá pus ladu da paróquia e o sacristão disse que eu divia era di espaiá uns anunsso pela cuminidadi. Num entendi dereitu, mai comu o sacristão é ômi curtu e u Pilotu, vevia du meu lado, cu fussinhu nu meu colo, venu eu iscrevinhandu nu orcuti, pódi sê que dê certu.

Inton eu vô ispaiá us anunssu puraqui.

Si ocê subé arguma coisa du paradero du Pilotu ocê lassa eli e amarra num pé di pau quarqué e mi avisa qui ieu vô inté aí panhá eli.

M
ai vô dá a discrição du Pilotu, anssim ocêis num pega u cachorru erradu:

Eli é ansim marromenu dessi tamanhu
Tem um rabu e us quatru pé
U pelo ta meiu cor di burru quanu fogi pruquê deu sarna e tivi di isfregá eli cum óiu queimadu
É vadiu, vévi di drumi e cumê, gosta di interneti e tem qui tomá cuidadu pá num trupicá nessi sem sirvintia.

Si arguém vê um ser anssim, num é u maridu di ninhuma fulana; é u meu cachorru Pilotu

Meu coração chega tá piquinininhu di procupação, eli é meu unicu cumpanheru.

Si fô di sequestru, num dianta pidi resgati qui a véia ganha 400 mir cruzeru pur meis e num vai pudê pagá, mi adevorvi eli, pur favô.

Quem adevorvê vai sê arricibidu na minha casa, vô assá um bolu di farinha di miu, fazê umas rosca di porviu, cuzinhá umas mandióca modi cumê cum leiti, e tumém vô passá um café fresquinhu pá isperá.

Pu Pilotu comprei metadi dum quartiquilu di carni muida di sigunda i pediuns ossu nu assogui, eli vai si arrefrestelá todu quanu vê.

Favô ajudá a véia a achá seu cumpanheru Pilotu.


I si ocê tivé lenu issu Pilotu, ocê faisfavô di vortá já pa casa, seu disgramadu!

  O Anunsso:




"Perdeu-se o Pilotu. Eli é anssim um caxorru meio bobu, qui véve di lingua di fora, mei marron, mei cambaio, magru e qui gosta di rolá nas carnissa.

Si a véia tivessi dinheiru ela pagava a quem informassi deli, comu ela num tem, inton Deus qui li pagui. "

Nenhum comentário: